A Bolívia parou na estréia do novo filme do diretor e roteirista, até então pouco conhecido, Tonchy Antezana. Não é para pouco, também. “Evo Pueblo” conta a trajetória de Evo Morales, o primeiro indígena a governar a Bolívia, uma criança do campo que nasceu para ser presidente.
Morales tem 47 anos e nasceu em uma família muito pobre. Na adolescência, foi pastor de lhamas. Depois, foi jogador amador de futebol, padeiro, trompetista e plantador ilegal de coca. Ele não terminou o ensino médio.
Hoje, é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma organização de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação de mascar folhas de coca.
É de se perceber que a história de Morales é longa e cheia de emoções. E foi por isso que surgiu a ideia do filme. Mais ainda, o objetivo foi de passar para os bolivianos a vida do presidente, dividir com o povo um pouco de sua história, quase toda ela.
Após a estréia do filme, na capital La Paz, o presidente desabafou com jornalistas, dizendo que o filme conseguiu transmitir o que queria. Fez com que a população se aproximasse da história, da vida e da luta de seu presidente.
O que é curioso é que o filme foi de baixo orçamento e mesmo assim teve grande repercussão, e deu o que falar. O final do longa mostra a grande vitória de Morales nas eleições de 2005, mas não mostra as grandes dificuldades que passou no começo de seu mandato em 2006.
São de filmes como este que precisamos. Eles nos ajudam a compreender uma série de questões e entender algumas atitudes tomadas pelo governo. Mais do que tudo, mostra o que “rola nos bastidores” da política.
Obviamente que existem aqueles filmes que tomam partido do protagonista e defendem suas idéias até o fim. Por mais que se idealize a figura de Evo Morales, por ele ser um grande ícone na política, a “sardinha” não é puxada para seu lado.
Vale a pena conhecer a vida de um presidente que, do seu jeito, tem lutado para manter a paz em um pais constantemente abalado por fortes protestos.
Para quem gosta do cenário político, “Evo Pueblo” é uma boa pedida!
Créditos da imagem: atorredemarfim.apostos.com/archives/2007/01/
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2007
(42)
-
▼
outubro
(12)
- Estrela do cinema pede desculpas para críticos
- Próximo filme do diretor de "Tropa de Elite" será ...
- JOGOS MORTAIS 4
- Estréia filme de Evo Morales na Bolívia
- Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
- Roteirista de Tropa de Elite não vê ligação entre ...
- Resident Evil completa sua trilogia
- "O Caçador de Pipas" promete conquistar bilheterias
- Exterminador do Futuro 4
- "O ano em que meus pais saíram de férias" represen...
- Fernando Meirelles faz filmagens em São Paulo
- Tropa de Elite chega com tudo às telonas!
-
▼
outubro
(12)
Um comentário:
Baixar o Documentário - Bolívia - http://is.gd/SXu8uL
Baixar o Documentário - Bolívia - A Vingança dos Índios - http://is.gd/BO3wsu
Postar um comentário