Por Marcela Branco
O produtor e diretor de cinema Steven Spielberg é o principal sócio da DreamWorks, empresa que fundou em 1994 e que em 2006 foi vendida para a Paramount Pictures. O estúdio, comandado por Spielberg, foi responsável por alguns dos mais bem sucedidos longas-metragens criados nos últimos anos, entre eles “Beleza Americana”, “Gladiador” e “Uma Mente Brilhante”, filmes que renderam ao
seu criador muitas estatuetas do Oscar. Foi graças a essas produções e outras mais que Spielberg recebeu todo tipo de elogio por parte da crítica e do mercado cinematográfico, se tornando uma lenda entre os produtores e diretores de cinema.
Os elogios a Spielberg crescem cada vez mais, e foi com esse sucesso e com a ajuda do gênio dos reality shows, Mark Burnett, que o diretor e produtor chegou as telinhas da televisão. Aproveitando o aumento do interesse do público pelos reality shows, Burnett e o lendário Spielberg se uniram para criar um programa de televisão inédito. Melhor impossível: gênios do cinema e do reality show juntos! Já é um sucesso.
On the Lot (nome dado ao programa) é uma espécie de “Aprendiz” – sim... Aquele mesmo com Donald Trump e Roberto Justos, no Brasil – mas na versão “Diretor” com Steven Spielberg. A primeira temporada do programa já está chegando ao fim. Agora só restam três candidatos ao prêmio de um milhão de reais e um contrato de desenvolvimento de um filme ao lado de Spielberg.
A cada semana, durante a exibição do programa, os 18 candidatos produziram um curta-metragem, nada mais do que 5 minutos, de um determinado gênero. Os aprendizes de diretor passaram desde terror até comédia e como a tarefa não foi fácil eles tiveram a ajuda de muitos recursos da indústria cinematográfica, como escritores profissionais, elenco de atores, equipe e até mesmo algumas celebridades hollywoodianas. Depois dos grupos batalharem com os prazos determinados, o orçamento e o caos das filmagens, os curtas ficaram prontos e foram apresentados à audiência para serem avaliados. O júri, composto pelo alto escalão do mundo cinematográfico, críticos de cinema e convidados especiais, dá seu parecer sobre o que foi produzido. E por final, os novos diretores são julgados pelos críticos mais exigentes: o público do programa. Por isso eles devem agradar a todos!
Com certeza é o sonho de muita gente que está iniciando a carreira no cinema trabalhar ao lado de diretores e produtores como o lendário Spielberg. Essa é uma boa oportunidade, ainda mais para quem gosta de tudo que rola nos bastidores. Vale a pena assistir as finais na terça feira no canal People+Arts, ou conferir as novidades no site do programa
http://brasil.peopleandarts.com/realities_series/onthelot/. E é claro, vale aguardar as próximas temporadas que devem vir por ai. Quem sabe ainda não poderemos assistir “On the Lot” em versão brasileira, com Fernando Meirelles?
Crédito da foto: Google.com