Acontece entre os dias 12 e 18 de setembro, em Salvador, a 34ª edição da jornada de cinema bainana, com cento e sete produções dividas em quatro categorias(documentário, ficção, animação e experimental).
Um dos destaques é "Quando o Tempo Cair" (2006), curta que marca a estréia do ator Selton Mello como diretor . O filme, que já foi exibido em festivais como a Mostra de Cinema de São Paulo, traz como protagonista o ator Jorge Loredo, mais conhecido pelo seu personagem Zé Bonitinho. Mello resolveu convidar Loredo após uma entrevista realizada com o humorista em seu programa no Canal Brasil, o Tarja Preta. Em Quando o Tempo Cair, Loredo faz um aposentado que precisa voltar ao trabalho para sustentar o filho e o neto.
Dentre os curtas, outra produção que também merece destaque é O Filme do Filme Roubado, protagonizado pelos atores Natália Lage e Leandro Firmino da Hora (o Zé Pequeno, de "Cidade de Deus"), que tem como um dos seus diretores o músico carioca Marcelo Yuka.
Duas homenagens já estão garantidas na programação da Jornada: ao cineasta Agnaldo Siri, morto em 1977, e ao diretor italiano Francesco Rossi, atualmente com 85 anos. Siri será homenageado com a primeira exibição no Brasil do documentário Suíte Bahia - Reencontro com Agnaldo Siri, de Roman Stulbach, montador que trabalhou com Siri. Além do documentário, acontecerá uma exposição e uma retrospectiva sobre o seu trabalho no ICBA a partir do dia 5 de setembro. Já Rossi, considerado por Araújo como "o cineasta no mundo que mais se identifica com o ideal da jornada – Um Mundo Mais Humano“, ganha uma pequena retrospectiva. Entre os trabalhos de Rossi mais famosos, está Il Caso Mattei (1972), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Segundo Guido Araújo, Rossi foi convidado para vir a Salvador, mas devido à sua idade, não faz mais viagens longas.
Crédito da foto: google.com
Um comentário:
Olá!
Passando pra divulgar o blog que eu fiz.
Passa lá...
“O Primeiro Cinema”
Postar um comentário