quarta-feira, 5 de setembro de 2007

“Zuzu Angel” abre semana do cinema brasileiro em Havana

Por Marcela Branco

O próximo domingo (9) será marcado com o início da semana do cinema brasileiro em Havana, que terá a exibição de sete longas-metragens de ficção e quatro documentários. “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende vai ser o primeiro filme a ser projetado, abrindo o evento.

O curioso, é que no mesmo dia em que ocorrerá a exibição do filme, será publicado aqui no Brasil o livro “Direito à memória e à verdade”, o qual fala dos feitos maléficos cometidos pela ditadura militar no período de 64 a 85. O livro explica também que o filme de Rezende descreve a morte “em estranhas circunstâncias” da estilista brasileira Zuleika Angel em 1976.

Para quem ainda não viu o filme, “Zuzu Angel” fala da vida de uma mulher que via sua carreira de estilista deslanchar nos anos 60, enquanto seu filho Stuart Angel entrava para o movimento estudantil contrário ao regime ditatorial que vigia naquela época. Só esse fato mostra que a diferença ideológica entre mãe e filho era muito grande. Ela, uma empresaria. Ele, lutava para a revolução socialista. Zuzu viu seu filho ser torturado e morto. E foi ai que começou o drama da brasileira Zuleika Angel, que dedicou seus últimos cinco anos de vida em busca do corpo de seu filho. Suas manifestações repercutiram no Brasil, no exterior e no mundo que ela mesma vivia, o mundo da moda.

O filme expõe antes de qualquer coisa um quadro negro, a repressão e a barbárie que era o regime militar e com certeza é de assustar e despertar a raiva de qualquer um sobre essa autoridade imposta. Lembrando que o filme será exibido em terras onde é este o regime que impera, a semana do cinema brasileiro deve dar o que falar em Cuba. Afinal, um evento que tem em sua abertura um filme que fala sobre as atrocidades feitas pela ditadura militar deverá ecoar na cabeça de um povo que sofre com tal regime, e deve gerar uma grande repercussão. Além disso, Patrícia Pillar, Daniel Oliveira e Regiane Alves estão no elenco de "Zuzu Angel". Os três são protagonistas da novela "Cabocla", exibida atualmente em Cuba.

Entre os outros filmes que serão exibidos está o ganhador do Prêmio especial do júri do Festival Internacional de São Paulo, “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger. A semana, que termina no dia 14 na Cinemateca de Cuba, é coordenada pelo Instituto Cubano de Cinema (ICAIC) e pela embaixada brasileira em Cuba.

Vale a pena ficar ligado, deve dar o que falar não só aqui no Brasil e em Cuba, mas como no mundo todo.

crédito da foto: uol.com/cinema

Nenhum comentário: